Skip to main content

Fundador - Dr. Ivo Ricardo Lozekam.

Sobre nós

Somos um escritório de assessoria e consultoria empresarial situado na Av. das Nações Unidas, Bairro do Brooklin, na cidade de São Paulo.

Desde o ano de 1996, como evento da Lei Kandir, nos dedicamos ao tema da recuperação financeira do crédito acumulado de ICMS das empresas, sendo pioneiros neste assunto no Brasil.

Nossa atuação exclusivamente na esfera administrativa junto a Fazenda Estadual, juntamente com as normas do Regulamento do ICMS, nos permite assegurar o êxito aos nossos clientes quanto a monetização destes recursos.

Para os casos onde não é possível a compensação com débitos próprios, temos em nossa carteira de clientes renomadas cessionárias habilitadas (adquirentes) de crédito acumulado, com atuação em todo território
nacional e com capacidade financeira para absorver a integralidade dos créditos de ICMS recuperados e homologados por nosso escritório.

Palavras do Diretor

Dr. Ivo Ricardo Lozekam

"O ICMS é o imposto que mais onera as empresas brasileiras. Não obstante responder por ¼ da carga tributária nacional, diversas empresas ainda contam com saldo credor acumulado deste imposto junto à Fazenda Estadual.

A partir de uma análise criteriosa da legislação, é possível compensar e transferir esse saldo credor, sempre com a homologação prévia do Fisco, para a devida segurança e legitimidade da operação."

LOZEKAM, Ivo Ricardo. Repertório de Jurisprudência IOB 02/2015. Seção Doutrina, p. 77 – Jan 2015, Thomson Reuters.
  • Tributarista - Diretor do Grupo LZ FISCAL

  • Articulista do IOB, Thomson Reuters, entre outras.

  • Membro da Associação Paulista de Estudos Tributários - APET

  • Membro do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário - IBPT

  • Seus artigos de doutrina estão presentes nos repertórios de Jurisprudência do  STJ e STF.

Nossa História

  • 1996

    É promulgada, no Brasil, a Lei Kandir (Lei Complementar 87/1996), que regulamenta a sistemática de não cumulatividade do ICMS estabelecida na Constituição de 1988.  

    Surgem, então, as primeiras situações de crédito acumulado das empresas junto a SEFAZ, decorrentes das saídas para exportação e aquisições para o Ativo Imobilizado.

    Apesar de jovem, aos 25 anos, o fundador e principal executivo do escritório o Dr. Ivo Ricardo Lozekam já acumulava uma década de experiência na área contábil e fiscal, pois começou a trabalhar com 14 anos de idade em escritório de contabilidade, atendendo empresas dos mais variados segmentos e, em 1989, havia se formado técnico contábil pela FEMA Santa Rosa-RS.

    Concluída faculdade de Direito na Fadisa, na cidade de Santo Ângelo, interior do Rio Grande do Sul, a empresa com o nome de Lozekam Consultoria já nasceu atendendo várias empresas da região e capital, sempre focada no âmbito da recuperação financeira do ICMS das empresas, através de processos administrativos.

  • 2003

    A empresa passa a ter sua sede em Porto Alegre, onde começa a atender também empresas do estado do Paraná, com o surgimento, naquele estado, do Sistema SISCRED, para homologação e transferência do Crédito Acumulado.

  • 2005

    A conquista dos primeiros clientes no Estado de São Paulo, na área do beneficiamento e comercialização de arroz. Clientes parceiros até os dias atuais.

  • 2010

    Mudança da sede da empresa para São Paulo, com o surgimento do sistema e-CredAc, para homologação e transferência do crédito acumulado de ICMS neste Estado.

  • 2015

    Já atendendo clientes dos mais variados segmentos, multinacionais, importadoras e exportadoras, passa a atender também clientes de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Consolidando assim, a atuação do escritório em âmbito nacional.

  • 2017

    Parceria firmada com grandes empresas cessionárias a nível nacional,  habilitadas pela SEFAZ e de porte econômico com capacidade para adquirir a integralidade dos créditos acumulados de ICMS, após sua homologação. 

  • 2020

     Investimento em tecnologia digital, o que possibilita atender de maneira remota os mais variados segmentos em todas unidades federativas do Brasil.

  • 2021

    Acrescenta ao seu portfólio a área de planejamento tributário em comércio exterior, com obtenção de regimes especiais que possibilitam a compensação do ICMS Importação.